Oi gente.
Para quem não sabe o Dia da Defesa Nacional é o dia que os jovens que tenham concluído 18 anos são convocados para ir a um quartel militar de forma a ficar com a situação militar regularizada e para ficar a saber mais coisas sobre: O Exercito, a Força Aérea e a Marinha e também serve para se receber a Cédula Militar.
O dia é passado todo no quartel, sem nenhum tipo de saídas para almoço ou lanche, o lanche tem que vir de casa e o almoço é servido lá e é o mesmo que o militares comerem (primeiro comem eles, depois os convocados). Qualquer mau comportamento os militares podem expulsar a/as pessoa/as do quartel e obrigar a voltar no dia seguinte. Se não vier é considerado falta injustificada e qualquer falta não justificada é pago uma multa (ouvi um militar a dizer a um moço do meu grupo que era 250 euros).
Na passada sexta-feira (16 de Abril) foi o meu dia de ir ao Quartel de recuamento da Serra do Pilar, Gaia. Os convocados foram divididos em dois grupos. Assisti de manhã as palestras da Força Aérea, da Marinha e do Exercito (de manhã entre as palestras há pequenos intervalo), no final de todas (o meu grupo) foi ver as armas, fomos para junto dum militar que falou sobre o para-quedismo e fomos ver os carros das missões. Só ai é que fomos almoçar, a comida da cantina de uma escola é lá é tal e qual as que vão servir lá. De tarde assisti a mais quatro palestras: Gnr, uma sobre drogas, PSP e a última da Protecção Civil, de seguida tivemos a preencher uns formulários (anónimos) sobre o dia e sobre tudo que aprendemos lá, após isso recebemos a Cédula Militar e fomos ver a cerimonia de erguer/baixar a bandeira (aquela hora era para baixar). Por último um comandante veio despedir-se e foi ai que podemos voltar a sair do quartel.
Na verdade nunca entendi porque que somos obrigados a ir e a perder um dia, sendo que podia ser livre e só ir quem tivesse interessado.
Ps.: Para justificação de faltas uma fotocópia da cédula militar justifica (pelo menos cá no Porto é assim)
Sem comentários:
Enviar um comentário